Qualidade

Qualidade no Serviço de Manutenção de Extintores

Quais as vantagens de optar por uma empresa certificada?


Além de ser uma obrigatoriedade legal, a certificação do serviço segundo a NP 4413 garante:

  • Aconselhamento Técnico: uma empresa com o serviço certificado tem a capacidade de identificar, com rapidez e rigor, as necessidades dos clientes e de sugerir o tipo de extintores adequado à atividade, determinando o número necessário de extintores e a sua localização preferencial.
  • Fiabilidade: um sistema de segurança não pode falhar, uma vez que, sendo a sua função proteger pessoas e bens, tem de estar em permanente estado de operacionalidade. Uma empresa com o serviço certificado garante o cumprimento rigoroso de todas as etapas da manutenção dos extintores, assegurando assim a fiabilidade do equipamento a todo o momento.
  • Inspecções e Manutenções Periódicas: os extintores de incêndio devem ser submetidos a inspeções regulares e a manutenções periódicas. Estas manutenções devem ser realizadas com uma periodicidade mínima anual. Por cada intervenção técnica a empresa de manutenção certificada emite um relatório. Este documento comprova a segurança e fiabilidade do equipamento para os seus utilizadores.
  • Meios Humanos e Materiais: a competência de todos os técnicos afetos à atividade de manutenção de extintores é validade no processo de certificação. Do mesmo modo, as instalações, equipamentos e meios técnicos da empresa prestadora do serviço são auditados pelos Organismos Certificadores, garantindo assim que a manutenção dos extintores é efetuada nas condições técnicas prescritas pela NP 4413
  • Organização e Assistência ao Cliente: a empresa de manutenção certificada garante a confidencialidade das informações e controla as reclamações dos seus clientes e o nível de satisfação dos mesmos.


Como Reconhecer uma Empresa de Manutenção de Extintores com o Serviço Certificado segundo a NP 4413?

  • Símbolo da certificação do serviço aposto na etiqueta de manutenção, na documentação comercial e noutros suportes
  • A empresa possui um certificado emitido por um Organismo Certificador acreditado pelo IPAC que atesta a certificação segundo a NP 4413
  • A etiqueta de manutenção está conforme a NP 4413
  • A empresa possui técnicos qualificados


Como saber se um Extintor cumpre com a Legislação Aplicável e foi adequadamente instalado e mantido?

Para saber se um extintor respeita a legislação que lhe é aplicável, e o estabelecido no referente à sua instalação e manutenção, há que verificar se são cumpridas as condições seguintes:

  • O extintor tem apostas no rótulo a marca de certificado de produto segundo a norma EN 3 e a marcação CE (esta última só é obrigatória para equipamentos que tenham data de fabrico posterior a 14/06/1999 Decreto Lei nº 211/99)
  • O extintor está instalado num local visível, acessível e nas zonas de maior risco de incêndio do edifício
  • O extintor está fixo em suporte próprio e instalado de forma que o seu manípulo não esteja a uma altura superior a 1,20m do pavimento
  • A etiqueta de manutenção cumpre com a NP 4413, tem os campos todos preenchidos e está devidamente atualizada
  • O extintor está devidamente sinalizado
  • A empresa de manutenção de extintores possui a certificação do serviço segundo a NP 4413


Que requisitos necessitam de cumprir as empresas para obterem a certificação do serviço de manutenção de extintores segundo a NP 4413?

Para obter a certificação do serviço, as empresas necessitam de cumprir os requisitos estabelecidos pelo Anexo F da NP 4413, conforme apresentado:

  • Organização e Responsabilidade: A empresa demonstra possuir a organização e procedimentos necessários ao desenvolvimento da sua actividade, através da definição das responsabilidades das pessoas que intervêm na prestação do serviço de manutenção de extintores
  • Sistema Documental: A empresa possui um sistema documental que abrange a documentação interna, externa e a relacionada com os clientes
  • Controlo de Documentos e Dados, incluindo Registos: A empresa tem capacidade de controlar documentos, dados e registos, e de proporcionar evidências do cumprimento dos requisitos estabelecidos pela NP 4413
  • Instalações e Equipamentos: A empresa possui instalações fixas devidamente equipadas em conformidade com o disposto na NP 4413, define as tarefas a desenvolver em oficina e estabelece procedimentos para identificação e controlo do equipamento existente
  • Qualificação e Formação de Colaboradores: Os técnicos afectos à atividade de manutenção de extintores têm formação específica para o efeito. Os técnicos que intervêm no serviço são enquadrados nas funções de responsável de manutenção e operador de manutenção, possuindo pelo menos um técnico com funções de responsável
  • Tratamento de Reclamações: A empresa possui um sistema de gestão adequado ao tratamento das reclamações dos clientes
  • Comunicação com o Cliente e Avaliação da Satisfação: A empresa implementa formas eficazes de comunicação com os clientes no referente a informações sobre o serviço
  • Não conformidades, Ações Correctivas e Preventivas: A empresa estabelece e implementa métodos de identificação e controlo dos serviços não conformes e estabelece ações para eliminar as não conformidades detetadas, bem como as causas dessas não conformidades
  • Metodologias de Controlo Interno: A empresa implementa metodologias de controlo interno de modo a determinar o cumprimento dos requisitos da NP 4413 e do sistema de qualidade estabelecido pela empresa
  • Plano de Controlo Interno: A empresa implementa um Plano de Controlo Interno de modo a verificar o cumprimento dos requisitos da NP 4413.